PUBERDADE NA ADOLESCENCIA FEMININA E MASCULINA
A puberdade é uma sequência de eventos em que ocorrem mudanças físicas, resultando em características físicas de adultos e capacidade de se reproduzir. Essas mudanças físicas são reguladas por alterações na concentração dos hormônios que são produzidos pela hipófise, ou seja, o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante. A concentração desses hormônios é alta no nascimento, mas ela diminui no prazo de alguns meses e permanece baixa até a puberdade.
No início da puberdade, ocorre um aumento na concentração do hormônio luteinizante e do hormônio folículo-estimulante, estimulando a produção dos hormônios sexuais. O aumento da concentração dos hormônios sexuais (principalmente estrogênio) dá origem a mudanças físicas, incluindo a maturação das mamas, ovários, útero e vagina. Normalmente, essas alterações ocorrem sequencialmente durante a puberdade, resultando na maturidade sexual.
Nas meninas, a puberdade pode iniciar dos 8 aos 13 anos e o primeiro sinal é o aparecimento do broto mamário (as mamas começam a crescer), inicialmente pode ser uni ou bilateral e no início pode gerar uma leve sensação dolorosa.
A puberdade masculina é uma fase da vida do menino em que ocorrem várias mudanças no corpo, como crescimento de pelos na região pubiana, início na produção de esperma, mudança na voz e aparecimento de barba, devido a alterações hormonais, como aumento da produção de testosterona.