COMPOSIÇÃO DO AR

O ar é composto pelos seguintes gases: nitrogênio, oxigênio, argônio e gás carbônico. Além deles, gases nobres, vapores de água e poeiras também entram na composição do ar atmosférico.
A composição do ar atmosférico compreende principalmente a mistura homogênea de 4 gases, os quais apresentam os seguintes volumes: nitrogênio (78,09%), oxigênio (20,95%), argônio (0,93%) e gás carbônico (0,03%).

Nitrogênio (N2)

nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera. No entanto, apesar de ser indispensável para a nossa vida, ele não pode ser utilizado pelas pessoas por si só.Pessoas e plantas só conseguem usufruir do nitrogênio através das bactérias, o que é possível graças ao ciclo do nitrogênio. Esse ciclo compreende quatro momentos: fixação, amonização, nitrificação e desnitrificação.

Oxigênio (O2)

oxigênio, embora esteja em menor quantidade no ar que respiramos, é essencial para a vida dos seres vivos, uma vez que é responsável pela respiração dos seres aeróbicos, os quais dependem do oxigênio para viver.

Argônio (Ar)

O argônio é o gás nobre mais abundante no ar atmosférico. Esse gás é utilizado principalmente em equipamentos de iluminação e na conservação de materiais que enferrujam.


Gás carbônico (CO2)

O gás carbônico, ou dióxido de carbono, que é liberado no momento da respiração em que expiramos, também está presente na fotossíntese. A fotossíntese é um processo que garante a vida dos seres vivos, porque além de renovar o ar, conduz a energia química nos ecossistemas.

Gases nobres

A presença dos gases nobres na atmosfera é muito pequena, de modo que dizemos que esses são gases residuais na composição do ar.




Postagens mais visitadas deste blog

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES ⬇️

ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

MÁQUINAS SIMPLES